skip to main | skip to sidebar

Auditoria em Enfermagem e Saúde

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Auditoria em Enfermagem e Saúde: TIPOS DE AUDITORIA

Auditoria em Enfermagem e Saúde: TIPOS DE AUDITORIA
Postado por Auditória em Saúde às 23:53

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Situações que um auditor pode encontrar.....

Situações que um auditor pode encontrar.....
Não se assuste, em certas situações encontradas pelo auditor, tudo se apresentará fora controle mas....Para tudo existe uma solução !!!!

PSF- Saúde da Família: um estudo dos discursos

Este trabalho é um estudo sobre representações associadas à categoria saúde da família, a partir dos discursos de pessoas atendidas nos postos de saúde do município de São Pedro de Alcântara e do Bairro Sapé, em Florianópolis. Os gestores destes municípios adotaram a "estratégia do Programa de Saúde da Família" para execução dos serviços prestados no atendimento à saúde da população. A categoria saúde da família, tem sido escolhida pelos órgãos governamentais para definir as políticas públicas que possibilitem a execução das ações previstas para o setor saúde. Por outro lado, este trabalho também é fruto de minha constante inquietação em conhecer como os usuários dos postos de saúde, doença, e como definem o que é família através de sua própria perspectiva, e como classificam a ação do Programa de Saúde da Família. Sob este aspecto, procurei conhecer as concepções sobre saúde, família e doença de meus entrevistados, procurando relativizar minha experiência como profissional do setor saúde, adotando uma nova postura como pesquisadora. Para realizar esta pesquisa foi essencial distanciarme do conhecimento prévio que possuía enquanto trabalhadora da Coordenação Estadual do Programa de Saúde da Família de Santa Catarina, numa perspectiva de estranhamento do que me é familiar. Neste sentido, encontrei em DaMatta subsídios que me fizeram entender que, para: "...que o familiar possa ser percebido antropologicamente, ele tem que ser, de algum modo, transformado no exótico..." (1993:162) Pesquisar sobre concepções associadas a família, saúde e doença poderá parecer óbvio para muitos, porém, Oliveira nos chama atenção para o fato de que o que possa parecer óbvio conhecer percepções e definições e definições sobre saúde e doença, será diferente se percebermos que estas características próprias de acordo com o contexto cultural dos diferentes grupos da sociedade. Portanto, a premissa para pesquisar estas concepções seria a importância de conhecer de forma mais ampla o contexto cultural de onde emerge o discurso dos informantes. Neste sentido, entendo como, Langdon, que a cultura compreende valores, símbolos, regras de vida e costumes, é portanto um conceito central para antropologia e deve ser u conceito primordial para qualquer pessoa que trabalha com saúde diante de diferentes grupos, classes sociais e regiões geográficas. Portanto, uma análise do que é cultura é necessária, para compreendermos os conteúdos e os desdobramentos dos discursos dos usuários do Programa de saúde da Família, para antropologia, e deve ser um conceito primordial para qualquer pessoa que trabalha com saúde de diferentes grupos, classes sociais e regiões geográficas. Portanto, uma análise do que é cultura, é necessária, para compreendermos os conteúdos e os desdobramentos dos discursos dos usuários do Programa de Saúde da Família. TÂNIA MARIA SULSZBACH MULLER Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina

Assistência Farmacêutica no Pacto de Gestão 2007

A Assistência Farmacêutica Será financiada de forma tripartite; Organizada em três componentes: Básico, Estratégico e Medicamentos de Dispensação Excepcional; Componente Básico: Ações na assistência farmacêutica na atenção básica em saúde e programas de saúde específicos, composto por uma parte fixa e outra variável: Parte Fixa – valor per capita; Parte Variável – Hipertensão e Diabetes, exceto insulina; Asma e Rinite; Saúde Mental, Saúde da Mulher; Alimentação e Nutrição e Combate ao Tabagismo; Componente Estratégico Consiste no financiamento de programas estratégicos: Controle de Endemias: Tuberculose, Hanseníase, Malária, Leischmaniose, Chagas e outras doenças endêmicas de abrangência nacional ou regional; DST/AIDS; Programa Nacional de Sangue e Hemoderivados; Imunobiológicos; Insulina; OBS: Responsabilidade do MS; Responsabilidade no termo de Gestão/ setembro de 2007 Todo município deve promover a estruturação da assistência farmacêutica e garantir, em conjunto com as demais esferas de gestão, o acesso da população aos medicamentos cuja dispensação esteja sob sua responsabilidade, promovendo seu uso racional, observadas as normas vigentes.

O que é Enfermagem

É uma ciência e uma arte. A ciência da enfermagem deseja proporcionar um corpo de conhecimentos abstratos, resultantes de pesquisas científicas e análises lógicas, e deseja ser capaz de transferir esses conhecimcntos para a prática. O uso criativo e imaginativo do conhecimento para a melhoria do homem encontra expressão na arte da enfermagem. É uma ciência empírica, cujo propósito é descrever e explicar o fenômeno central de seu interesse (o homem, indivíduo ou grupo) e de predizer a seu respeito; descrição, explanação e predição são os precursores da intervenção baseada em conhecimentos. Cabe à enfermagem desenvolver atividades para a manutenção e promoção da saúde, bem como para a prevenção de doenças, sendo de sua responsabilidade o diagnóstico e a intervenção de enfermagem. Seu objetivo é assistir as pessoas para atingirem seu potencial máximo de saúde. Os princípios para guiar a prática emergem do sistema conceitual, cujo fenômeno é o processo vital. A prática da enfermagem procura promover a interação sincrônica entre o homem e o ambiente, fortalecer a coerência e a integridade do corpo humano, e dirigir e redigir a padronização dos campos humanos e ambientais para a realização máxima do potencial de saúde. Saúde e doença estão submersos na totalidade sinergética do homem; desvios ao longo do eixo vital resultam da complementação sincrônica do Homem e do ambiente. A prática é criativa e imaginativa. Está fundamentada em conhecimentos abstratos, julgamento intelectual e compaixão humana. Os objetivos da enfermagem tomam e adicionam dimensões na medida em que conhecimentos teóricos proporcionam direções à prática. A enfermagem está se dirigindo a uma nova era: a do preenchimento das necessidades humanas.
 

DIFICULDADE REFERENTE AO TRABALHO DO AUDITOR !

Dificuldades referentes ao trabalho de enfermeiro auditor
A auditoria realizada in loco é a mais comum e uma das mais eficazes em um ambiente hospitalar, entretanto, dificuldades como falta de protocolos em rotinas e procedimentos dificulta o papel do auditor em saúde , o conceito da multidisciplinaridade em apenas lançado mãos durante a socialização dos maus resultados, lamentavelmente ainda vivemos um modelo em que apenas um profissional detém o poder de decisão mesmo não que seja capacitado para tanto.
Durante algumas auditorias realizadas algumas situações vivenciadas por auditores são citadas para que possamos refletir e repensar em estratégias, para que possamos tentar reverter esse preocupante quadro em que se encontra
“ problemas relacionados com os profissionais anteriores que pres¬tavam auditoria, visto que eram muito enérgicos, por isso foi difícil mostrar o verdadeiro papel do auditor para a instituição, as dificuldades com os hospitais também se devem ao fato de que não aceitam que questione suas rotinas, mesmo que isto interfira na quantidade de materiais e produtos utilizados em suas dependências e que muitas vezes, não são liberados para pagamento em função destas divergências, perde-se muito em glosas devido essa dificuldade de perceber que um auditoria eficiente gera beneficio a todos , equívocos graves como restrição para acompanhar procedimentos cirúr¬gicos, principalmente por neste local utilizarem medicamentos genéricos e similares e faturar como medicamento de marca erros facilmente pegos por planos onde em sua grande maioria são exigidos embalagens dos mat/med de maior custo. Um dos grandes problemas das instituições hospitalares é a falta de conhecimento com relação do que é, e o que significa o trabalho do auditor e sua importância no desenvolvimento de um trabalho coerente e consciente melhorando o atendimento ao cliente e com uma maior maximizando a oferta de produtos e minimizando custos.

Auditores em ação !!!!

Auditores em ação  !!!!
Multidisciplinaridade esse é o caminho para busca de novos conceitos que tornarão a saúde mais humana possível....

HASSEN IUSSIF DE SALLES

  • http://sna.saude.gov.br/